terça-feira, 22 de maio de 2018

FALTOU POUCO: Pneu de Transporte Escolar lotado de estudantes estoura na passagem de Barragem em Lavras/CE

Um grupo de pelo menos 30 estudantes passou um grande susto na tarde/noite desta terça-feira, 22/05, na estrada que liga a sede do município de Lavras da Mangabeira ao distrito de Iborepi, quando o micro-ônibus responsável pelo transporte escolar entre a localidade de Lavras (sede) e o Distrito, estourou um pneu justamente na passagem da barragem do Riacho do Rosário. O coletivo era dirigido por um motorista experiente, que ao ouvir o estouro, dado o susto tomado, e ao perceber que poderia perder o controle da direção numa descida da barragem, conseguiu atravessar a mesma parando o veículo no meio da estrada e por pouco não aconteceu uma tragédia. Ao parar o micro-ônibus, todos saíram assustados, mas ilesos do interior do veículo sucateado.

Micro-ônibus que faz a Rota Iborepi/Sede do Município
Lavras da Mangabeira-CE
Segundo informações obtidas pela reportagem, o micro-ônibus vem constantemente apresentando problemas e os pneus “carecas” com arames aparecendo teria ocasionado o estouro do pneu. Como o micro-ônibus tem mais de 15 anos de uso, ainda não há informações sobre o cronograma de revisões mecânicas, tendo em vista que para trafegar numa região de terreno bastante acidentado é necessário que haja um cuidado especial com o veículo.

Pneus do Micro-ônibus - Rota Iborepi/Sede do Município
Péssimo estado de conservação
Os estudantes de Iborepi na gestão passada eram atendidos por um ônibus escolar(amarelo) adquirido pela Prefeitura de Lavras através do Programa Caminhos da Escola. A Secretaria de Educação providenciou outro carro, mas devido ao péssimo estado de conservação e o risco para os alunos, os pais por várias vezes já solicitaram a substituição do veículo, mas até agora, não foram atendidos. Um dos estudantes de posse de um Celular fez um Vídeo mostrando a situação naquele momento:


A habilidade da motorista foi determinante para evitar que uma tragédia maior ocorresse na passagem da barragem. Como o estouro foi no pneu de dentro, o motorista conseguiu colocar os alunos mais de um lado para leva-los até o destino, ou seja, Iborepi, não podendo seguir viagem para as demais localidades, e aí os pais foram comunicados indo apanhar seus filhos na sede do Distrito.

Após o desembarque dos estudantes em Iborepi, o motorista conseguiu levar o micro-ônibus para a garagem municipal.

Até o momento, a Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira não se manifestou a respeito do ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário