segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Furacão Irma causa fenômeno raro e deixa praias sem mar

O furacão Irma causou um fenômeno raro em algumas das praias que estão na região afetada pelos ventos. O litoral de Long Island, uma das ilhas que fazem parte das Bahamas, estava com a região da praia absolutamente sem água. A impressão que passava para quem viu a cena, nesta última sexta-feira, 8, é de que a maré estava extremamente baixa. O mar estava tão recuado que nem era possível enxergá-lo.
Usuários publicaram fotos e vídeos que mostravam a praia seca. Alguns até desceram para o local onde antes estivera o mar e mostraram a areia com bóias e até alguns animais marinhos. As postagens viralizaram. De acordo com a meteorologista do Washington Post, Angela Fritz, o furacão Irma cria uma zona de baixa pressão tão forte que baixa o nível do mar nas regiões circundantes e aumenta esse nível próximo ao centro da tempestade.

Ou seja, os fortes ventos estão "puxando" a água dos arredores e concentrando próximo ao olho do furacão. É como uma grande força de sucção que concentra uma grande quantidade da água do mar próximo ao centro do Irma. Assim, a profundidade da água é grande quando próximo ao centro da tempestade e raso ou quase sem água nas regiões costeiras sendo afetadas pelo fenômeno natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário