quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Estudantes ocupam prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná

Alunos ocupam um dos prédios da reitoria da UFPR desde a noite de segunda-feira (24) (Foto: Andressa Almeida / RPC)
Um dos prédios da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está ocupado por estudantes universitários desde a noite de segunda-feira (24), em Curitiba. Os alunos são contra a Medida Provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos.

A ocupação conta com estudantes de pedagogia e de outros cursos da universidade, ainda de acordo com o movimento. Desde 3 de outubro, o Paraná vivencia o movimento de ocupação das escolas estaduais contra à apresentação da medida provisória que promove mudanças no Ensino Médio.
O movimento Ocupa Paraná afirma que são 850 instituições de ensino ocupadas, 14 universidades e três núcleos. A última atualização foi feita na sexta-feira (21). Onde há ocupação, as aulas estão suspensas. O número da Secretaria de Estado de Educação é diferente: 792 colégios estão ocupados – isso significa 33% das escolas.
Em nota, o movimento estudantil que ocupa a universidade disse que a decisão foi tomada em assembleia e convidou os manifestantes para uma assembleia geral na quarta-feira (26) no pátio da reitoria para decidir os próximos passos do movimento. Veja a nota na íntegra no final da reportagem.
A Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed) disse que o governo do Paraná está sempre aberto ao diálogo com o movimento estudantil e que foram realizados mais de 30 debates com a comunidade escolar, no dia 13 de outubro. Veja a íntegra do texto no final da reportagem.

Estudante morto
Nesta segunda, o adolescente Lucas Eduardo Araújo Mota, que tinha 16 anos, foi encontrado morto com facadas no pescoço e no tórax na Escola Estadual Santa Felicidade, que também estava ocupada por estudantes em Curitiba. Após o crime, o local foi desocupado pelos demais estudantes.


O secretário de Segurança do Paraná, Wagner Mesquita, disse que Lucas e outro aluno da escola, de 17 anos, dividiram uma droga sintética e depois se desentenderam. O colega matou Lucas com uma faca de cozinha, conforme o secretário, e foi apreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário