domingo, 21 de agosto de 2016

Datafolha: Em Fortaleza: Roberto Cláudio 27%, Capitão Wagner 20%, Luizianne 17%, Heitor 9%

A primeira pesquisa Datafolha publicada neste domingo pelo Jornal O Povo, dá demonstração do acirramento da campanha eleitoral neste ano em Fortaleza. Pelo menos três candidatos já aparecem na disputa voto a voto, com número aproximados. O atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) lidera a disputa com com 27% das intenções de voto, seguido do deputado estadual Capitão Wagner (PR) com 20% e logo atrás aparece a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) com 17%. 
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com isso o Capitão Wagner e Luizianne estão tecnicamente empatados.
Esse é o primeiro levantamento feito após a definição de candidatos e o início da campanha eleitoral.  Heitor Férrer (PSB) aparece na quarta colocação com 9%, e o deputado federal Ronaldo Martins, tem 4%.  Em seguida, o vereador João Alfredo (Psol) e Tin Gomes (PHS) receberam 1% das intenções de voto, cada. Já Francisco Gonzaga (PSTU) chegou a ser citado, mas não pontuou. Já 9% dos entrevistados disseram não saber em quem devem votar e 12% afirmaram que votarão em branco ou anularão seus votos.
Entre os três líderes, o Capitão Wagner tem menor rejeição, com 13% dos entrevistados dizendo que não votariam nele “de jeito nenhum”. Já Luizianne é a mais rejeitada, com 35% e Roberto Cláudio aparece 29%de rejeição. Tin Gomes tem 15%, Francisco Gonzaga 14%, João Alfredo 13% e Ronaldo Martins 11%. Houve 5% dos entrevistados que disseram não votar em nenhum dos candidatos na disputa.
Entre os três com mais intenções de voto, Wagner é o menos conhecido, pois 84% dos entrevistados conhecem o candidato. Roberto Cláudio e Luizianne, por sua vez são conhecidos, respectivamente, por 97% e 96% dos eleitores.
Na pesquisa espontânea, o prefeito lidera isolado, com 17% das menções. Luizianne Lins é citada por 6% dos eleitores e Capitão Wagner, 5%. Logo após, aparecem Heitor Férrer, com 3%, e Ronaldo Martins, com 1%. João Alfredo é citado, mas não chega a 1%. Por sua vez,  52% dizem não saber em quem devem votar.
A pesquisa foi realizadas nos dias 18 e 19, Foram ouvidos 800 eleitores. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-03508/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário