terça-feira, 5 de janeiro de 2016

QUITAIÚS perde sua Mãe....Morre... Eronildes Alencar Sampaio - MÃE NIDA














Quitaiús está de Luto, morre Eronildes Alencar Sampaio - Mãe NIDA.  

Faleceu na manhã desta Terça-Feira em Juazeiro do Norte o símbolo de mãe dos Quitaiuenses. 

Mãe NIDA
A geração de nossos pais – com raras exceções – veio ao Mundo por hábeis mãos das parteiras. Um pequeno rincão como Quitaiús não poderia ser diferente. Quem não se lembra de Eronildes Alencar Sampaio, carinhosamente chamada por Mãe Nida, a parteira Mãe Nida que fez o parto de muitas mães Quitaiuenses? Até mesmo Luiz ‘Lua’ Gonzaga, com seu sucesso ‘Samarica Parteira’, prestou sua homenagem àquelas que, nos longínquos sertões, nos traziam à luz, ao tempo em que confortavam e orientavam nossas mães.  

Acometida por acidente vascular cerebral, Mãe Nida nos deixou. 

Essa mulher chegou a ocupar por duas legislaturas, uma cadeira na Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira se elegendo como vereadora pela primeira vez em 1988. 

Mãe NIDA e Paulo Sérgio de Carvalho
Como ela sempre dizia, o seu amado Quitaiús, teve de Mãe Nida na época uma atenção dobrada, reivindicando para sua terra, melhorias, principalmente na área da saúde pública. Foi dela, o pedido para a construção de um Posto de Saúde que foi construído pelo Prefeito de então Carlos de Olavo e que até hoje, atende aos que moram no Distrito e na sua zona rural. Mesmo na época sendo Vereadora, Mãe Nida nunca deixou de atender as gestantes que chegavam a sua casa que se transformava numa pequena maternidade.

A casa de Mãe Nida, já não era mais dela, e sim do povo humilde que a procurava e que ela o acolhia de forma carinhosa.
Seu corpo será velado na Escola Joaquim Leite Teixeira em Quitaiús, devendo passar na manhã desta quarta feira (06/01) pela Câmara Municipal lavrense retornando a Quitaiús para o seu Sepultamento que deve ocorrer as 15hs.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário