sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cunha negou em março à CPI da Petrobras ter contas no exterior















O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou em depoimento à CPI da Petrobras, em março deste ano, que não possuía nenhuma conta bancária no exterior. A declaração foi dada meses antes de vir à tona investigação aberta pelo Ministério Público suíço, que aponta a existência de contas no nome dele no país europeu.
A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou nesta quarta-feira (30) que o Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil osautos de uma investigação sobre Cunha por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e que apontaria a existência de contas bancárias em nome dele e de parentes no país europeu. O volume de recursos encontrado é mantido em sigilo e foi bloqueado pelas autoridades suíças.

Cunha 
prestou depoimento à CPI em 12 de março de forma espontânea, assim que saiu a lista dos políticos investigados pela Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. As investigações do Ministério Público suíço começaram em abril deste ano, segundo informou a PGR.

Na ocasião, o peemedebista foi questionado pelo deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) sobre a existência de contas na Suíça ou em algum paraíso fiscal. Cunha negou: "Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu imposto de renda”, disse.
Em sua declaração de renda entregue à Justiça Eleitoral nas eleições de 2014, Cunha informou ter patrimônio de R$ 1,65 milhão, incluindo apenas uma conta no banco Itaú, com saldo de R$ 21.652,39.

Em outro momento da sessão da CPI, a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ) insistiu na questão e voltou a questioná-lo sobre contas no exterior.

"Vossa Excelência também afirmou que não possui contas no exterior, mas eu gostaria de fazer novamente essa pergunta com uma complementação: Vossa Excelência pode afirmar nesta CPI que não possui contas no exterior em seu nome ou em offshores em que Vossa Excelência, porventura, seja sócio?", perguntou Clarissa.

Cunha, porém, respondeu a outros questionamentos da deputada, mas ignorou o que tratava do tema.

Novas denúncias
Diante das informações enviadas pela Suíça, Cunha tem se recusado a responder se tem ou não conta no exterior.

O advogado que faz a sua defesa, Antonio Fernando de Souza, divulgou uma nota à imprensa em que também não responde à pergunta e diz apenas que não tem conhecimento sobre a investigação na Suíça e que se manifestará somente nos autos do processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Procuradoria Geral da República apresentou denúncia contra Cunha no Supremo em agosto sob a acusação de que teria se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras. Quatro delatores, incluindo o doleiro Alberto Youssef e os lobistas Júlio Camargo, Fernando Baiano e João Augusto Henriques, o acusam de receber propina do esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário