segunda-feira, 22 de junho de 2015

Tradição Junina: Secretaria de Meio Ambiente incentiva queima de Fogueiras, mas de forma segura

Fogueiras e fogos de artifício são umas das atrações mais procuradas nas festividades de São João e é justamente por isso que alguns cuidados devem ser redobrados nessa época. Com o calor e fumaça das fogueiras, assim como a faísca e a pólvora dos fogos de artifício, é preciso ficar atento.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem incentivado a queima de fogueiras nessa época, mas de maneira segura., inclusive atentando para a Portaria baixada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente local.
Existem normas e procedimentos para tal prática, daí a Secretaria alertar aos lavrenses para tal.
As fogueiras não podem exceder a um metro cúbico, respeitando no mínimo 50 metros de estabelecimentos públicos e privados.
Evitar colocação de fogueiras em baixo de árvores, instalações elétricas e outras que se configurem risco de incêndios. Não se pode utilizar também, por exemplo, na queima de fogueiras, madeiras tipo: Aroeira, Angico, Umburana, Camaru, Pau D’arco, Barauna, Jacaranda, Caroba, Oiticica, Gonçalo Alves entre outras.
Ou Seja, utilizar somente madeiras originárias de podas de árvores, de raleamentos, restos de obras e de plantas exóticas.
Cecília Gonçalves - Sec. Meio Ambiente
Lavras da Mangabeira-CE
A Secretária Cecilia Gonçalves, chama atenção para a fumaça que pode causar ardor, queimação, vermelhidão, lacrimejamento e coceira nos olhos. Se não houver cuidados, os sintomas podem evoluir até para uma conjuntivite – inflamação na conjuntiva, membrana que recobre a parte anterior dos olhos. Segundo Cecília, é bom lembrar que no dia seguinte à queima da fogueira as crianças costumam se queimar nas brasas vivas que ficam por baixo das cinzas. “Somos totalmente a favor das fogueiras, das tradições nordestinas nessa época do ano, mas temos que ter cuidados e é isso que a secretaria tem se preocupado”, finalizou a Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário