terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Votos de Pesar


Votos de Pesar

O presidente da Academia Lavrense de Letras, Dimas Macedo, e todos os seus integrantes externam à família Hilnê Costalima os seus sentimentos de pesar e a sua solidariedade.
Hilnê Costalima 
Hilnê reunia extraordinárias qualidades de mulher de letras e de intelectual no sentido pleno da palavra. Dispondo de uma cultura enraizada na alma, era, ao mesmo tempo, uma mulher de letras e de ação. Hilnê, a seu modo, ocupava-se e preocupava-se com os problemas históricos e culturais de sua terra natal, a qual ela amou e defendeu profundamente.
Rememoramos o seu engajamento nas primeiras Semanas Universitárias de Lavras da Mangabeira e a sua atuação destemida na editoração do jornal O Boqueirão, sempre buscando o revigoramento da identidade lavrense e da comunidade lavrense em Fortaleza.
Hilnê Costalima foi ocupante da Cadeira nº 07 da Academia Lavrense de Letras, para a qual foi eleita em 1º de junho de 2008, cujo patrono é o Dr. Vicente Férrer Augusto Lima, grande político e intelectual lavrense por ela muito admirado.
Permanentemente voltada para sua terra e sua gente, em 1998, Hilnê Costalima publicou Memória Rebelde, um livro de linguagem simples, carinhosa e terna. Destacou-se também pela autoria de outros seis livros, nos gêneros da poesia, do romance e do ensaio de caráter científico.
Excepcionalmente conhecida pelos seus dotes de Reitora e Mestra da pureza gramatical, Hilnê Costa Lima integrou a Academia Cearense de Retórica, a Academia de Ciência Sociais do Ceará e a Academia Lavrense de Letras, representando a sua morte uma grande perda para a cultura cearense e, de forma especial, para o município de Lavras da Mangabeira.
Dimas Macedo

Presidente da Academia Lavrense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário