quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ministério Público pede afastamento do presidente da Câmara de Iguatu

Antonio Bandeira Júnior (PMDB)
Ministério Público do Estado do Ceará entrou com uma ação cautelar nesta quinta-feira (18), pedindo o afastamento imediato do presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, Antonio Bandeira Júnior (PMDB). Segundo os promotores de Justiça Fernando Miranda, Naelson Barros e Leydomar Pereira, o parlamentar teria participado de um plano para fraudar a eleição da mesa diretora e inviabilizar os trabalhos da Câmara, já que a vitória da chapa opositora, composta pela maioria dos vereadores, era dada como certa. O pedido do Ministério Público aguarda decisão do Juiz de direito da  2ª Vara da Comarca de Iguatu.

 De acordo com a ação, embora existissem 17 vereadores aptos a votar, o presidente da Câmara, no momento da apuração, contabilizou, estranhamente, 18 votos, o que anularia a eleição. Todavia, o vereador Bandeira Júnior(PMDB), em meio a protestos dos vereadores, decidiu apurar os votos, fato que desencadeou revolta dos presentes e confusão generalizada no local, inclusive com violência. 

 Dessa forma, Bandeira Júnior (PMDB )agiu de forma improba e manifestamente suspeita no tocante a imparcialidade que deve nortear a conduta e a ação de quem presidia o pleito. A permanência do requerido na presidência da mesa diretora da Câmara de Vereadores, recaindo sobre o mesmo sérias e fundadas suspeitas de participação na fraude perpetrada, o que descredencia a dirigir a nova eleição já designada para o dia 27, restando clara sua idoneidade para a condução transparente do referido futuro pleito.

 Para os promotores de Justiça, faz-se necessário o afastamento do promovido Antônio Bandeira Júnior, da função de Presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, até eleição e posse do novo presidente da Câmara, objetivando resguardar a lisura, idoneidade, transparência e legalidade da nova eleição para a mesa diretora do Legislativo local, bem como possibilitando a adequada conclusão da investigação ministerial no âmbito de procedimento extrajudicial em trâmite na Promotoria de Justiça da Comarca de Iguatu.

*Com informações do MPCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário