terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ibope: Dilma tem 38%; Marina, 29%; e Aécio, 19%

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT)  lidera a corrida presidencial, com 38% das intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (PSB) aparece em segundo lugar, com 29%. O senador Aécio Neves (PSDB) é o terceiro colocado, com 19%.
O Pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 1%. Os outros sete candidatos não atingiram 1%. Somados, eles chegam a 2%. A proporção de eleitores dispostas a votar em branco ou anular é de 7%, e a de indecisos é de 5%.
Na pesquisa anterior,  divulgada na terça passada (16), Dilma tinha 36%; Marina, 30%; e Aécio, 19%. Ou seja, a presidente oscilou dois pontos para cima, a candidata do PSB oscilou um ponto para baixo e o tucano se manteve estável. As variações das duas primeiras estão dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
O resultado de hoje confirma a tendência de realização de segundo turno já que a primeira colocada não tem mais do que a soma dos demais candidatos. No confronto entre Dilma e Marina simulado pelo Ibope, a petista e a ex-senadora estão empatadas, com 41%. Contra Aécio, a petista venceria por 46% a 35%.
O Ibope também mediu a avaliação do governo Dilma. A proporção de eleitores que consideram a gestão ótima ou boa passou de 37% para 39%. A parcela que avalia a administração como regular se manteve em 33%. E a fatia dos que entendem que o governo é ruim ou péssimo ficou estável em 28%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 296 municípios do país entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00755/2014.
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), Dilma  tem 33%, Marina 23%, Aécio 15% e os outros somam 2%. Brancos e nulos chegam a 10%, não sabe e não respondeu 17%.
De acordo com a pesquisa, a presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição com 31%, seguida de Aécio com 19% e Marina com 17%.
Fonte: Ceara Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário