domingo, 19 de janeiro de 2014

Quadra chuvosa de 2014: Funceme divulga previsão na terça

A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no dia 21 de janeiro, às 18 horas, no Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 – Meireles – Fortaleza). O prognóstico a ser apresentado mostrará a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.
A divulgação do prognóstico encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começa na segunda-feira, dia 20, reunindo meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office).

Comitê da Seca

Na terça-feira, dia 21, antes da divulgação da previsão climática, será realizada uma discussão com instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras. “Apresentaremos, no mesmo dia, o prognóstico para a sociedade, através de coletiva de imprensa, e para os tomadores de decisão, de forma que eles possam planejar suas ações ainda antes de começar o período oficial das chuvas”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário