terça-feira, 13 de agosto de 2013

JORNAL O ESTADO - Governadores testam “caras novas”

Prestes a deixar o segundo mandato, governadores do Nordeste preparam quadros técnicos como seus possíveis candidatos à sucessão em 2014. Eles se inspiram em experiências recentes, como a presidente Dilma Rousseff e Fernando Haddad, atualmente prefeito de São Paulo, e também seguem o componente da onda de protestos pelo País que cobram mudanças e caras novas na política.
No Ceará, segundo informações, o governador Cid Gomes (PSB) estaria apostando no secretário da Fazenda, Mauro Filho (PSB). Economista e deputado estadual em sexto mandato, ele é considerado, internamente, um dos técnicos mais qualificados do secretariado. Mauro Filho é próximo ao ex-ministro Ciro Gomes (PSB), de quem foi secretário na Prefeitura de Fortaleza e no governo do Ceará.
Mesmo Cid declarando que só discutirá eleições em 2014, nos bastidores, Mauro Filho é apontado como o nome mais cotado dentro do PSB. Um entrave para o secretário é a possível candidatura do ministro dos Portos, Leônidas Cristino. O secretário tem acompanhado o governador em agendas sem relação direta com sua área, como em inauguração de hospitais e atos de liberação de recursos para abastecimento de água.
Na mesma linha, na Bahia, o PT trabalha para que pré-candidatos do partido saiam de campo em favor de Rui Costa. Chefe da Casa Civil de Jaques Wagner (PT), ele sempre foi o preferido do governador e passou a participar de inaugurações e tocar projetos midiáticos do governo, como o metrô de Salvador e uma ferrovia de R$ 7,4 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário