terça-feira, 2 de julho de 2013

Manifestação Popular: Vem Pra Rua Lavras promete mobilizar os jovens

As manifestações que tem ganhado o país pedindo mais atenção das autoridades brasileiras parece que chega hoje a Lavras da Mangabeira.
O evento em Lavras ganhou as redes sociais, de maneira particular o Facebook desde o mês de junho.

Marcada para a tarde desta terça (02/07), a manifestação terá como ponto de concentração a Rua Luiz Jacinto, bem em frente a Escola Alda Férrer.

Nesta semana, a coordenação do evento que não se identificou, postou nota no facebook:

"LAVRENSES!, CHEGOU A NOSSA VEZ!

Vamos para as ruas lutar por nossos direitos. Vamos mostrar a nossos representantes que estamos cansados de ficarmos calados diante do descaso do poder público frente a nossos problemas. Elegemo-los acreditando que eles iriam lutar por nossos direitos, mas o que presenciamos é justamente o oposto: a maioria deles (vereadores, prefeitos, governadores e etc.) só defende e apóia projetos que beneficiam um pequeno grupo, geralmente familiares e amigos, sem falar da corrupção que assola nosso país. Não podemos aceitar esses desmandos por parte de nossos governantes. É somente através da manifestação que podemos mostrar nossa força. Vamos nos unir em uma só voz e exigir que eles mudem de postura. Chega de ficarmos em casa de braços cruzados, só aceitando calados o que eles dizem ser melhor pra nós.
CHEGA DE SAÚDE PRECÁRIA: Faltam médicos nos PSF’s, na sede de Lavras e nos Distritos; faltam remédios; péssimo atendimento por parte de alguns profissionais da saúde.
EDUCAÇÃO SUCATEADA: Escolas em péssimo estado de conservação; faltam professores nas salas de aula e, quando há, a maioria não tem capacitação; merenda escolar de péssima qualidade.
CULTURA: Em Lavras, não existe quase nada para desenvolver e divulgar nossa cultura; quando existe algum evento, ele é destinado somente para pessoas próximas dos gestores municipais. Não temos teatro, cinema, aulas de capoeira. Não temos nenhum projeto que valorize nossos artistas locais.
JUVENTUDE: A juventude lavrense se vê totalmente perdida pela ausência de políticas públicas que beneficiem esse grupo, que será o futuro de nossa cidade. Não bastasse a falta de emprego em nossa cidade, quando terminamos o ensino médio, que é de péssima qualidade, saímos despreparados para enfrentar o Enem e o mercado de trabalho. Nem sequer temos a secretaria de juventude que tanto foi prometida em campanha eleitoral. Só resta para os jovens uma única opção: saírem do aconchego de sua família e viajarem para cidades grandes para conseguirem emprego, muitas vezes caindo na armadilha do trabalho escravo e sendo submetidos a condições sub-humanas.
FALTA DE ÁGUA E DE SANEAMENTO BÁSICO.

Por inúmeras vezes, os lavrenses sofreram e sofrem com a falta de água em nossas torneira. Pagamos caro por um serviço que raramente temos, que é o fornecimento desse líquido precioso que é essencial para nossa sobrevivência. Quem mais sofre com isso são as donas de casa que têm que se virar para conseguir água necessária para fazer a comida, lavar roupas e pratos, tomar banho e beber. Dos vários distritos de Lavras (Ouro Branco, Arrojado, Quitaiús, Mangabeira), muitos estão com problemas de fornecimento de água, sendo os habitantes obrigados, muitas vezes, a consumir água sem tratamento, correndo o risco de serem contaminados por germes e bactérias.
É por esses e outros motivos que convocamos toda a população lavrense: crianças, adolescentes, jovens, idosos: professores, donas de casa, agricultores, comerciantes, estudantes etc. para sairmos para as ruas NO DIA 2 DE JULHO para mostrar nossa indignação ante os desrespeitos que nossos representantes têm tido diante de nossos problemas. Queremos +saúde, +educação, +cultura, +lazer, +emprego, e +respeito com os lavrenses. Somos contra: o nepotismo, a falta de transparência da administração pública, o privilégio de familiares e amigos por parte dos políticos que deveriam nos representar.
Vamos que Vamos lavrenses !
Chegou a nossa vez!
Comissão de Organização , Lavras da mangabeira-CE, 29 de junho de 2013"


Alguns ainda acreditam que essa manifestação não sairá, não irá as ruas de Lavras....mas, se saírem, que saiam de maneira ordeira e pacífica...

Um comentário:

  1. EU APOIO ESTA MANIFESTAÇÃO TEMOS QUE LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS QUEM NÃO AGUENTAR QUE CORRA.NÃO SÓ O NOSSO PREFEITO MAIS OS OUTROS MAIORES TB

    ResponderExcluir