sábado, 29 de junho de 2013

São Pedro em Lavras: Família Linhares mantem tradição há 63 anos

O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

Em Lavras, uma família cultua essa tradição ha 63 anos.
A tradição da Festa de São Pedro dos LINHARES teve início nos anos 50 na pequena cidade paraibana de Brejo da Cruz.
Foi lá que o Patriarca da família linhares, Dr. Pedro Garcia Filho (Sr. Fiel) radicada em Lavras da Mangabeira anos depois deu inicio aquilo que viria se transformar numa tradição familiar, a Festa de São Pedro.
Hoje, os festejos de São Pedro da família linhares em Lavras tem afrente o Dr. Pedro Garcia Junior (Dr. Pedro).
Uma grande fogueira marca os festejos que antigamente em Lavras eram realizados ao lado da Igreja Matriz de São Vicente Ferrer. 
Lá, os linhares, faziam uma grande festa com direito a fogos de artifícios, comidas e bebidas tipicas e até balões que eram confeccionados pelo Dr. Ednardo Linhares (atual vereador em Lavras).
Em face da fumaça da fogueira acessa no local, a festa ganhou novo espaço, o Parque do Povo. Há sete anos, os festejos de São Pedro dos linhares foi incorporado generosamente a todos os lavrenses. Aliás  essa festa ganhou corpo e hoje é a mais frequentava em Lavras da Mangabeira no dia dedicado ao santo.
Este ano, o evento, mais parecia festa do município, dado a grande quantidade de pessoas no parque do povo.

Dr. Pedro, mais uma vez ao lado de sua esposa Filomena e seus três Filhos, comandaram a festa. 


Uma grande fogueira com 12 metros de lenha foi montada no parque e acessa o que abrilhantou ainda mais a festa.

Os Pebas do Forró foi contratado para animar a festa. 

Grande parte dos linhares estiveram presentes, destaques para os Irmãos Zé Linhares - Nardo de Fiel e Dr. Pedro.

Mantendo a tradição, os jovens linhares prometem perpetuar a tradição.




Um comentário:

  1. Parabéns Sr. Paulo Sérgio, pela brilhante cobertura de um evento tradicional que celebra a vida comunitária, que é a cada ano atualizado pela iniciativa de meu irmão Dr. Pedro. Parabéns Mano por renovar valores paternos ao reacender a fogueira símbolo da vida, da fraternidade, força, da vitória, da esperança, da transformação e do desejo pulsante da perpetuação. Um grande abraço! Edna Linhares Garcia

    ResponderExcluir