sábado, 22 de junho de 2013

Carlos Siqueira: A militância do PSB deve se juntar à população nas manifestações

O primeiro Secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, fez uma análise nesta terça-feira (18) sobre as manifestações populares que tomaram as ruas das principais capitais do país na noite desta segunda-feira (17). De acordo com ele, é visível que elas foram geradas por uma insatisfação acumulada da sociedade, cansada de não ter suas demandas mais básicas e legítimas atendidas.

Ao mesmo tempo, ressalta o dirigente socialista, as manifestações atuais trazem dois fatores extremamente importantes a serem levados em conta pelas autoridades governamentais de todas as esferas e, especialmente, pelos partidos políticos: elas são totalmente espontâneas e apartidárias, inclusive organizadas sem a participação de nenhum partido político. “É um fato novo que precisa ser muito bem examinado, porque revela um distanciamento dos partidos das causas populares”, avalia Carlos Siqueira.

Para ele, as manifestações cada vez maiores com esse perfil indicam, inclusive, uma forma de superação da Democracia representativa. “Aqueles que supostamente representam a população não estão entendendo as prioridades de seus representados e o povo vai às ruas e diz diretamente a eles: Não, eu não quero o que você está fazendo, não quero estádios milionários de futebol, mas mais investimento em transporte público, saúde e educação”, apontou.
Siqueira destaca ainda a evolução que os modernos meios de comunicação digital e as redes sociais imprimiram a esse movimento, permitindo que a população se comunique melhor entre si, se mobilize e dê demonstrações de força política sem nenhuma outra intermediação.
Pela importância do processo, mesmo condenando os excessos e a violência que ocorreram em algumas manifestações, ele conclama a militância do PSB a também exercer a sua cidadania, colaborando com a população e participando das suas justas reivindicações de maneira pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário