sábado, 25 de maio de 2013

Mãe Nida: Quitaiús sente muito sua falta

O Blog abre a partir de hoje, espaço para reverenciar homens e mulheres que muito se doaram em prol de uma comunidade.
A nossa homenagem primeira, não poderia ser diferente. Ela é uma guerreira, atenciosa, cuidadosa e com um coração que não cabe no corpo. Estamos falando de Eronildes Alencar Sampaio. Para alguns esse nome pode até passar despercebido, mas quando se fala em Mãe Nida, logo todos sabem de quem estamos falando, pois bem, as duas, são a mesma pessoa.
Mãe Nida, foi parteira por muitos anos em Quitaiús – Distrito de Lavras da Mangabeira.
A geração de nossos pais – com raras exceções – veio ao Mundo por hábeis mãos das parteiras. Um pequeno rincão como Quitaiús não poderia ser diferente. Quem não se lembra de Eronildes Alencar Sampaio, carinhosamente chamada por Mãe Nida, a parteira Mãe Nida que fez o parto de muitas mães Quitaiuenses? Até mesmo Luiz ‘Lua’ Gonzaga, com seu sucesso ‘Samarica Parteira’, prestou sua homenagem àquelas que, nos longínquos sertões, nos traziam à luz, ao tempo em que confortavam e orientavam nossas mães. Hoje, mãe Nida vive em Juazeiro do Norte.
Acometida por acidente vascular cerebral, ela ao contrário de médicos ou enfermeiros que precisam da técnica para desempenhar suas profissões, na época contava apenas com o seu dom para realizar seu ofício.
Essa mulher chegou a ocupar por duas legislaturas, uma cadeira na Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira se elegendo como vereadora pela primeira vez em 1988.
Como ela sempre fala, o seu amado Quitaiús, teve de Mãe Nida na época uma atenção dobrada, reivindicando para sua terra, melhorias, principalmente na área da saúde pública.Foi dela, o pedido para a construção de um posto de saúde que foi construído pelo Prefeito de então Carlos de Olavo e que até hoje, atende aos que moram no Distrito e na sua zona rural.Apesar de estar como Vereadora, Mãe Nida nunca deixou de atender as gestantes que chegavam a sua casa que se transformava numa pequena maternidade.
A casa de Mãe Nida, já não era mais dela, e sim do povo humilde que a procurava e que ela o acolhia de forma carinhosa.Quando Vereadora em 1989 foi dela o presente recebido por este profissional (Paulo Sérgio de Carvalho) o Título de Cidadania Lavrense.Se não fossem essa mulher/parteira/mãe, muitas crianças teriam morrido, embora a ciência e a elite não tenham dado o valor que as parteiras como mãe Nida, merecem, mas Deus lhes consagrou parteira do Brasil. Salve MÃE NIDA e todas àquelas que ajudaram as crianças da nossa região.

Um comentário:

  1. Homenagem mais que justa. Mãe Nida, sempre tinha um conselho, um carinho para todos.

    ResponderExcluir