quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Profetas da chuva do Ceará fazem suas previsões para o ano de 2013


O Encontro dos Profetas da Chuva vai ser realizado no próximo sábado (12) no município de Quixadá, a 158 km deFortaleza
evento ocorre há 17 anos no mês de janeiro e reúne profissionais do Ceará e de outros estados do Nordeste que observam a natureza e dizem se a seca vai continuar ou não.
Segundo o observador de natureza Ribamar Lima, o grupo cearense não gosta de ser chamado de "profetas". Mas sim de observadores. "Cada um tem seu jeito de observar a natureza. Por isso que eu costumo dizer que nós não somos profetas, mas sim observadores, que muitas coisas deixam passar.  Para gente não, como por exemplo, você vê um formigueiro e se a formiga sair de um lugar para outro, nós procuramos saber se está saindo de um local baixo ou para alto. Ou então ao contrário. Se for para o baixo para alto é porque vai chover e ali vai alagar. E se você encontrar no roçado um ninho de rolinha no chão é porque não vai chover", explica.
Já o observador de natureza Antônio Lima diz que "o homem não sabe de nada". "Quem sabe é a natureza. Uma formiga, uma abelha, o pássaro que mora aqui ou um sapo. Aquele que diz que a natureza não sabe de nada está errado. Quem conhece é o sapo, por exemplo, que passa seis meses dentro de um buraco sem cantar e comer. Quando está perto de chover ele começa a cantar", conta.
Para Manuel Estanislau, de 76 anos, morar no interior é uma dádiva de Deus. Na opinião dele seria impossível ler a natureza morando na cidade. "Morar na cidade é muito ruim. Não dá para ver nada. Observar os planetas é impossível devido à luz das cidades. Não sabemos  quando o cruzeiro do sul está saindo, dentre outras coisas", disse.
Há 17 anos profetas de todo o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí se reúnem em Quixadá par ver o que conseguem prever. No sábado )12) esses e outros 32 homens vão dar ou não esperança para quem não cansa de olhar para cima esperando por água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário