domingo, 20 de janeiro de 2013

Cid deverá seguir decisão do PSB


Apesar de ter marcado uma reunião entre o deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN), que concorre à presidência da Câmara dos Deputados, com a bancada federal cearense, o governador Cid Gomes deixou claro que apoiará o candidato defendido pelo partido. Cid Gomes disse que consultará a sua legenda para confirmar se a candidatura do deputado federal Júlio Delgado, do PSB, que ele disse ser um amigo particular, é oficial.
“Se o partido fechar questão na candidatura do nosso correligionário, isso será discutido internamento no partido”, esclareceu. O governador fez questão de frisar que o seu apoio, enquanto dirigente partidário, depende da legenda, mas afirmou que, se o PSB não tomar um posicionamento, ele ouvirá as candidaturas, para defender aquela que “esteja mais comprometida com o pacto federativo”.
A bancada federal cearense tem uma reunião marcada com Henrique Alves na próxima quarta-feira. Segundo o governador, foi o peemedebista quem lhe pediu para marcar o encontro com o objetivo de colocar sua candidatura e apresentar suas propostas. No entanto, Cid assevera que fará o mesmo caso o deputado Júlio Delgado lhe peça.
O governador do Ceará admite ter uma preocupação sobre quem assumirá o comando da Câmara dos Deputados, visto que o Estado possui interesses em assuntos discutidos no âmbito federal, como a distribuição dos royalties do petróleo, os novos critérios de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e reforma tributária. “É importante que o Governo do Estado tenha uma boa relação com o Parlamento federal, com sua direção”, reforça.
Compromisso
O governador Cid Gomes também disse esperar do novo presidente da Câmara compromisso com a análise da apreciação do veto da presidente Dilma Rousseff em relação a lei de distribuição dos royalties do petróleo e com os repasses do FPE, para que os estados não saiam prejudicados nessa divisão.
Cid Gomes deixa claro ser apenas um mediador entre a bancada federal cearense e os que postulam a vaga de presidente da Câmara Federal, lembrando que quem vai votar para eleger o novo presidente são os parlamentares. “Quero, como governador, ajudar a bancada cearense para que ela tenha as melhores informações”, salientou. Para o governador, a bancada do Ceará no Congresso Nacional está vivendo um momento de destaque no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário