terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mesmo condenada, vereadora eleita será diplomada, em Fortaleza


Mesmo depois de ter sido condenada a pagar multa e a ficar inelegível por oito anos, a vereadora Magaly Marques (PMDB), reeleita em 2012 com 10.407 votos, é uma dos 43 vereadores que serão diplomados nesta quarta-feira (19) pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pela juíza presidente da Junta Eleitoral, Maria do Livramento Alves Magalhães, responsável pela diplomação dos candidatos eleitos, na capital, na eleição municipal de 2012.
Magaly Marques foi condenada pelo Pleno do TRE-CE, por 4 votos a 2, no último dia 3, sob a acusação de compra de votos para o irmão, deputado Carlomano Marques, durante a campanha eleitoral de 2010. De acordo com denúncia do Ministério Público Federal, o deputado usava o comitê eleitoral para realizar consultas médicas. Em troca da consulta, era pedido o voto para o deputado. Na mesma decisão, Carlomano Marques teve o mandato cassado.
Segundo o TRE-CE, como a decisão do Pleno não foi lavrada e nem publicado o acórdão, a diplomação vai se dar normalmente. Após a publicação do acórdão, começará a contar o prazo para a defesa impetrar o recurso. Cabe ainda recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A denúncia foi feita pelo Ministério Público (MP-CE) durante a campanha eleitoral de 2010, quando Carlomano foi reeleito deputado estadual do Ceará. O MP se baseou em matéria publicada no jornal "O Povo", em 2010, que flagrou a compra de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário