sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nervoso com o Enem? A dica agora é relaxar!


Alunos aproveitam o dia de folga para estudar e relembrar os últimos detalhes da prova.
Especialistas destacam que revisões de última hora não adiantam. A dica é relaxar. Neste sábado e domingo, 5,7 milhões de pessoas farão o exame em 1.615 municípios
O Enem é um gigante. O número de inscritos em 2012 supera a população de países como a Dinamarca e a Finlândia. "É o segundo maior exame do planeta. São 15.076 locais de prova, realizadas em 1.615 municípios", contabiliza o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os alunos de escola pública são a maioria: cerca de 1,2 milhão de estudantes, contra 297 mil alunos oriundos da rede privada. Para dar conta de que tudo ocorra sem incidentes, no sábado e no domingo, cerca de 500 mil funcionários trabalharão na realização da prova, entre fiscais e equipe de logística. Isso tudo sem contar os mais de 7 mil funcionários dos Correios, e os quase 20 mil agentes de escolta envolvidos.
A psicóloga Flávia Martins concorda que a ansiedade, causada não importa por qual motivo, só atrapalha o estudante. A famosa sensação de esquecimento, o "branco" na hora da avaliação, é comum em situações de nervosismo. "A ansiedade inibe a concentração e provoca um sistema de fuga que resulta no branco," detalha a especialista. Por isso, a dica é relaxar. "Não adianta estudar às vésperas da avaliação, porque o cérebro precisa de um tempo para acomodar as informações aprendidas", alerta.
O perfil transdisciplinar das provas ajuda a tranquilizar mais os alunos, segundo a professora de sociologia da Centro de Ensino Paulo Freire, Shirlei Daudt. "Os estudantes, em geral, se sentem mais adaptados ao método do Enem, que avalia por contexto. Isso é uma vantagem. A sugestão é ler as questões com atenção, interpretar e compreender o que está sendo pedido."

Agora é o momento de todos ficarem tranquilos para fazerem uma boa prova.
Mas, se mesmo com toda a preparação, o candidato ficar muito ansioso na hora do exame, a psicóloga Flávia Martins ensina como contornar a situação: "Em vez de entrar em desespero, ele deve tentar relaxar. Primeiro, respirar fundo: a respiração profunda aumenta a oxigenação do cérebro e, assim, possibilita a recuperação das informações armazenadas; depois, é bom levantar, dar uma volta, e só depois voltar".
A nutricionista Mariana Melo recomenda aproveitar o tempo de descanso durante as provas para recarregar as energias. "É bom o candidato levar algumas barras de cereal ou um chocolate meio-amargo para comer a cada duas horas". Mariana lembra que, apesar de a chuva ter dado uma trégua na seca do DF, as temperaturas na cidade continuam elevadas. "Para prevenir qualquer incômodo, não tem como fugir: o melhor remédio é beber bastante água", explica. Ela conta que é muito comum os candidatos negligenciarem a alimentação durante exames como o Enem. "A pessoa vai se submeter a dois dias de provas longas e cansativas. Então, não pode abusar. Alimentação balanceada é essencial para o controle da ansiedade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário