sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dimas Macedo: Orgulho da Cultura Lavrense



         Estive na Europa, neste mês de outubro de 2012, cumprindo compromissos acadêmicos, o que constitui parte da minha missão de professor e de pesquisador. 

         É sempre prazeroso poder aceitar os convites que nunca me faltaram de Universidades tais as de Salamanca (Espanha), San Marcos (Peru), Puebla (México), Le Havre (França), Sófia (Bulgária), Lisboa e Porto (Portugal).

         Mas o convite que recebi para a Universidade do Porto revestiu-se de um prazer especial: partiu do filósofo e escritor português Paulo Ferreira da Cunha, e foi motivado pelos 300 anos de nascimento de Rousseau, um dos meus mestres no campo da Teoria Política, se é que Rousseau foi também um escritor do campo literário e um dos fundadores do romantismo e da modernidade.

         O tema que me coube no Seminário Permanente Interdisciplinar, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, versou acerca de Rousseau e a Ideia de Constituição, foi acolhido como conferência de abertura do referido Seminário, cuja coordenação estratégica coube à professora Anabela Leão, cabendo a supervisão e a direção dos trabalhos ao professor Paulo Ferreira da Cunha.

         Porto é, talvez, a mais bela cidade de Portugal, mas, com certeza, é a mais nobre e a mais politizada, com afirmações de liberdade e independência em momentos cruciais da história de Portugal, a começar pela Revolução Liberal de 1820, com tantas influências sobre a nossa autonomia política e a primeira Constituição do Brasil, de 1824.

         O privilégio de ter conhecido a velha e sempre renovada cidade do Porto, convivido com a sua elite acadêmica, desfrutado da beleza do seu patrimônio e do refinamento de seus vinhos e da sua cultura francamente aberta para o novo, compreende uma dádiva dos deuses, que sempre protegem os que amam o conhecimento, e que lutam em defesa da vida e da beleza.

         Louvores sejam dados, portanto, às luzes da compreensão e do intercâmbio cultural e acadêmico. Louvores à Universidade do Porto e à sua nobre Faculdade de Direito. E louvores também e à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, da qual me orgulho de ser professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário