terça-feira, 9 de outubro de 2012

Além da Queda o Coice: Lavras está fora do Selo Município Verde

Após perder a eleição em Lavras da Mangabeira para o Médico Dr. Tavinho, a situação comandada pela Prefeita DENA Oliveira, vê desmoronar o quadro sucessório e agora os programas, dentre eles o Selo Município Verde que o município havia conseguido quando Cecília Gonçalves era Secretária do Meio Ambiente.

Dos 91 municípios inscritos para etapa da certificação do Programa Selo Verde, apenas 36 atenderam as exigências de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e foram pré-selecionados. 

A análise foi realizada na primeira semana de outubro, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – (Conpam), através do comitê gestor do Programa. A metodologia aplicada para a seleção é a soma dos três índices: a de Gestão Ambiental (IGA) e de Desempenho Ambiental (IDA) e Índice de Mobilização Ambiental (IMA) que resulta no Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA).

Os 36 municípios pré-selecionados foram: 

Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu e Juazeiro do Norte (Categoria B), 

Iguatu, Cruz, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Maracanaú, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Barbalha, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo, Caucaia, Várzea Alegre (Categoria C).

De acordo com o orientador da Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais do Conpam, João Davi Façanha de Sousa, 55 municípios foram desclassificados por não apresentarem as documentações exigidas. Se algum município se sentir prejudicado, pode protocolar pedido de revisão, num prazo de 30 dias.

Este ano, conforme detalhou a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias, os municípios foram divididos por macrorregião e receberão a visita de técnicos os que obtiveram melhor pontuação: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Sobral, Croatá, Ibiapina, General Sampaio, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Barreira, Pacoti, Fortaleza, Beberibe, Morada Nova, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Crato, Missão Velha, Juazeiro, Iguatu, Acopiara e Brejo Santo. As averiguações acontecerão de 15 de outubro a 14 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário