quarta-feira, 11 de julho de 2012

Socialismo & Democracia por Dimas Macedo


O debate político que julgo da maior importância, no Brasil de hoje, é aquele que defende a pragmática da democracia na sua dimensão substancial.A existência tão somente do acesso à maquina do Estado, pelas vias tradicionais, não atende aos anseios de mudança nem satisfaz à soberania popular.
A igualdade de oportunidades compreende apenas parte da retórica com que o Estado burguês se reproduz por via do discurso neoliberal, porque, na essência, a estrutura social por Brasil ainda constitui um tabuleiro de desigualdades e de ataques ao texto da Constituição.
E é por isto que não podemos esquecer que a busca do socialismo constitui uma luta daqueles que sabem defender a democracia por meio da mobilização dos partidos de esquerda.
Desde a fundação do Partido Comunista do Brasil, em 1922, até a sua transformação em Partido Popular Socialista, em 1992, essa luta pela democracia se tem consolidado na vida política brasileira.
Muitos são os desafios que os socialistas ainda terão que enfrentar no Brasil, especialmente tendo-se em vista a falta de uma reforma político-constitucional que os detentores do poder insistem em postergar.
Apesar dos avanços nas áreas da distribuição de rendas e da implantação de políticas sociais, a Social Democracia que se acha no poder, desde a eleição de 2002, ainda não conseguiu se desprender do capitalismo internacional, moeda com a qual tem comprado o apoio parlamentar de que tanto necessita, ou a tutela do Judiciário, cujas decisões beneficiam os seus interesses inconfessos.
Nolivro organizado por Candido Feitosa:Socialismo & Democracia– 90 Anos de Lutas e Mudanças(Fortaleza, Editora Omni, 2012) se acham reunidos documentos políticos da maior importância,acerca dos avanços da democracia e do socialismo no Brasil, cuja leitura se impõe à cultura das novas gerações.
Cândido Feitosa, que completa oitenta anos, em 2012, é um dos mais aguerridos militantes políticos do Brasil, que conheceu a prisão e o exílio na fase mais difícil da sua atuação partidária, mas que jamais parou de lutar em defesa dos seus ideais.
No conjunto dos documentos e dos textos recolhidos pelos fulgores da sua inteligência, encontrará o leitor um retratodaquilo que foi e ainda constitui a construção política do Brasil, especialmente a construção vivenciada no campo democrático, que fez da liberdade sua bandeira de maior alcance.
Trata-se um de livro que aponta para os valores do socialismo e para a existência da democracia enquanto valor universal, mas que se destaca, também, pela pluralidade dos ensaios que reúne em torno das possibilidades do socialismo e da democracia em nosso País, escritos por intelectuais como Inácio de Almeida, Luís-Sérgio Santos, Oscar D’alva e Souza Filho, Laércio Noronha Xavier e Oswaldo Evandro Carneiro Martins.
Simbolizando todo esse rico contexto cultural e político, encontra-se, é claro, a personalidade de Cândido Feitosa, colorindo o livro com a sua personalidade cativante, com o seu carisma de militante político e com a sua dignidade de cidadão e de ator da cena social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário